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Workshop de Brigadeiro

  Este post foi escrito por: Angélica Mauricio
  Publicado em 26 de setembro de 2018 e está arquivada em Alimentação e Cultura.

O Workshop de Brigadeiro ocorreu no dia 13 de agosto de 2018 com a participação da Erica Fedato, dona de um atelier de doces gourmet em Curitiba e ex aluna do curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Nele recebemos preciosas dicas de como preparar deliciosos brigadeiros com diferentes sabores e combinações, além de tirar dúvidas sobre peso ideal de cada unidade, tipos de apresentações e dicas de como lucros com as vendas.

HISTÓRIA DO BRIGADEIRO

O brigadeiro, doce popular brasileiro, surgiu a partir de circunstâncias bastante originais. A história do sucesso do brigadeiro começou, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em dezembro de 1945 no Rio de Janeiro.

O Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições presidenciais. O candidato da União Democrática Nacional (UDN) era Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro. Ele tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que, aliás, era comprovado pelo seu slogan da campanha que era “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”.

Assim, as suas eleitoras mais devotas decidiram promover a sua campanha organizando festas para angariar fundos e para dar ainda mais visibilidade ao candidato. Contrariamente a venderem o habitual merchandising eleitoral, decidiram elaborar um doce para ser vendido nesses encontros. Havia, no entanto um problema, como se estava em tempo de pós-guerra, havia imensa falta de leite fresco e de açúcar, o que complicava a tarefa de se fazer qualquer doce.

Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia, certa feita apareceu com uma novidade: um docinho preparado com leite condensado e chocolate e deu o nome de “Brigadeiro”, para homenageá-lo.

Estava assim criado o que ficou na altura conhecido como “o doce do Brigadeiro” e que era vendido durante a campanha, tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o candidato acabou por não ser eleito.

Durante a década de 50 o nome foi abreviado e o doce espalhou-se por todo o país, sempre com uma excelente recepção.

Presidente Eduardo Gomes “O Brigadeiro”

Atualmente o popular brigadeiro evoluiu para novos sabores, formas e valores com a onda do “Brigadeiro Gourmet”, tornando-se tendência na crise econômica e até.

Para ganhar o sofisticado status de brigadeiro gourmet, a tradicional receita sofreu modificações em ingredientes, formatos e ornamentação. Algumas receitas utilizam chocolates sofisticados, doces populares, outras já agregam ingredientes alternativos e saudáveis. Quando falamos em brigadeiros gourmet o que manda mesmo é a criatividade, que obviamente é atrelada ao prazer do paladar. A apresentação sofisticada é ponto-chave no brigadeiro gourmet, sendo servido das mais diversas maneiras, desde a usual forminha, até utensílios como colher, potes e copinhos estilizados, além de embalagens charmosas.

Fonte: Globo Repórter

 

TEXT IN ENGLISH

The Brigadeiro Workshop took place on August 13, 2018 with the participation of Erica Fedato, owner of a gourmet candy Shop in Curitiba and former student of the Nutrition course of the Federal University of Paraná. In it we receive precious tips on how to prepare delicious brigadeiros with different flavors and combinations, in addition to asking questions about each unit’s ideal weight, types of presentations and tips on how to profit from sales.

HISTORY OF THE BRIGADEIRO

The brigadeiro, sweet Brazilian popular, arose from very original circumstances. The story of the success of the Brigadier began, just after the end of World War II, in December 1945 in Rio de Janeiro.

Brazil was undergoing a process of redemocratization with presidential elections. The candidate of the National Democratic Union (UDN) was Eduardo Gomes, whose military rank was Brigadeiro. He had enormous success among women, which was evidenced by his slogan of the campaign that was “Vote for the brigadier, who is handsome and single.”

Thus, its most devout electors decided to promote their campaign by organizing parties to raise funds and to give even more visibility to the candidate. Contrary to selling the usual electoral merchandising, they decided to make a candy to be sold in these meetings. There was, however, a problem, as if it were in post-war times, there was an immense lack of fresh milk and sugar, which complicated the task of making any candy.

Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, a full-baked sweetie, came out with a novelty: a sweetmeat prepared with condensed milk and chocolate and named it “Brigadeiro” to honor him.

It was thus created what was then known as “the Brigadier’s Sweet” and was sold during the campaign, trying to win votes through the taste of the electorate. The candy was a success, but the candidate turned out not to be elected.

During the 50’s the name was abbreviated and candy spread throughout the country, always with an excellent reception.

Currently the popular brigadeiro has evolved into new flavors, shapes and values with the wave of the “Brigadeiro Gourmet”, becoming a trend in the economic crisis and even.

To gain the sophisticated status of gourmet brigadeiro, the traditional recipe has undergone modifications in ingredients, formats and ornamentation. Some recipes use sophisticated chocolates, popular sweets, others already add healthy and alternative ingredients. When we talk about gourmet brigadeiros what really matters is creativity, which is obviously linked to the pleasure of the palate. The sophisticated presentation is a key point in the gourmet brigadeiro, being served in the most diverse ways, from the usual dish, to utensils like spoon, pots and stylized cups, in addition to charming packaging.

Source: Globe Reporter

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